Existe uma distinção entre o termo tecnologia na educação e do termo tecnologia da educação.
A tecnologia na educação orienta-se, segundo H.Dieuzeide (1970), para os problemas de equipamentos, mensagens e da incorporação das atividades pedagógicas, sem contestá-las.
A tecnologia da educação consiste na aplicação sistemática do conhecimento científico à facilitação do processo de aprendizagem.
A tecnologia como estratégia de inovação conseqüentemente, interessa o termo enquanto processo, processo esse que se relaciona, sobretudo com a inovação no campo educacional, por meio da viabilização de novas teorias, conceitos, idéias ou aplicações.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM UMA VISÃO POLITICA
No Brasil já existe projeto nacional de emprego de tecnologia educacional, para que se possa almejar a conquista de melhores índices de qualidade do ensino.
A tecnologia é necessariamente um instrumento mediador entre o homem e o mundo, o homem e a educação, servindo de mecanismo para que o crescimento seja adquirido.
A tecnologia educacional (rádio, TV, cinema, internet e etc.), poderá colaborar para que se atenue o atual e espantoso quadro das carências pedagógicas nacionais.
Numa escola, o processo de comunicação pode ser feito através de vários meios tecnológicos. Os alunos de uma civilização verbal, passou para outra, visual e auditiva, eles modificaram seu psiquismo e suas reações já não são as mesmas de um estudante de 40 anos atrás.
A escola vê-se cada vez mais deslocada, e é bom que o seja, em confronto com o desafio da tecnologia, ou incorpora novas técnicas ou se tornará incapaz de sobreviver.
A visão global da educação deve ser uma visão gestáltica, e não uma soma das partes.
As vantagens da tecnologia educacional para o aluno é:
• Conhecer os objetivos a serem atingidos;
• Se tornar responsável pela escola de seus próprios objetivos e dos meios para alcançá-los;
• Comprometimento individual;
• Capacidade de auto-avaliação, de tomar decisões e determinar seu próprio tempo.
A tecnologia educacional não pretende impor-se como o instrumento pedagógico por excelência, mesmo porque nenhum meio é capaz, isoladamente, de se tornar eficaz para todos os propósitos do ensino.
RISCOS DA TECNOLÓGIA PARA O ALUNO
Com toda a tecnologia oferecida pelo mercado bem como a incorporação dessas tecnologias nas escolas, é de extrema importância que se observe como ela está sendo usada por nossos alunos, tendo como exemplo a internet é preciso que se tenha dispositivos que garantam que menores não tenham acesso a conteúdos obscenos, pornografia infantil e outros conteúdos a eles inapropriados. Assim, os estabelecimentos de ensino precisam adotar filtros, visando evitar o contato dos alunos com tais materiais.
Da mesma forma que ela é uma grande rede que oferece benefícios, ela também pode trazer muitos malefícios, então é muito importante saber ao que está acessando para que não tenha nenhum problema.
O grupo escolar deve ter cuidado, pois as crianças muitas vezes não têm a mínima noção do que podem acarretar. Então a melhor coisa é alertar para que eles não entrem em sites inseguros.
Há uma necessidade da incorporação de tecnologia nas escolas, mais esse novo desafio deve vim seguido de responsabilidades por parte do educador, que deverá trabalhar em conjunto com a direção e demais colaboradores da escola.
BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA
A tecnologia aliada a profissionais capacitados melhora o rendimento e o desempenho dos alunos, o aluno hoje tem fontes de pesquisas muito mais avançadas onde ele pode ter acesso aos conteúdos.
É de extrema importância que as instituições levem as tecnologias para os alunos. Os estudantes estão acostumados com as aulas expositivas e o diferente atrai fazendo com que se tenha um melhor rendimento. Por exemplo: o uso de passo textos, esquemas e também filmes, que ajudam a contextualizar as aulas.A educação precisa estar aliada a tecnologia para que possa se concretizar esse novo vieis do ensino , já que sabemos que um indivíduo precisa dela para sua formação, sendo essa formação de real importância, devendo ser integral e preparatória para a sua vida.
Vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.
As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, acessível a todos e dinâmica.Onde é somado o conhecimento aluno professor.
Como dizia Paulo Freire:"há necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo, que empregam todos os recursos disponiveis para dar o grande salto que a nossa educação está a exigir".
A informática trouxe benefícios para o setor educacional. em aspectos construtivistas, houve uma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no processo de mediação do conhecimento.É preciso enfatizar o uso da informática como fonte inovadora do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das atividades desenvolvidas pelo setor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fica evidente que a tecnologia é uma das principais portas de entrada para o conhecimento. Para tanto, é preciso que alunos e professores avancem tecnologicamente.
É preciso alcançar outros saberes fora da sala de aula, para que possam ser aplicados diariamente entre professores e alunos.
A capacitação dos professores é de extrema importância nesse contexto, observando que o professor é um dos principais responsáveis por essa evolução da tecnologia na sociedade, pois ela não está presente apenas nas escolas.
Com todo esse aparato tecnológico é preciso que a sociedade fique atenta para que não aconteça um processo de exclusão social, devido a falta de aplicação da tecnologia em camadas pobres da sociedade, sendo que, se as camadas pobres não se qualificam tecnologicamente não haverá espaço para esses indivíduos no mercado de trabalho.
A tecnologia serve para melhorar o rendimento do aluno, levando ele pra outras fontes de pesquisa; a verdade absoluta do professor passa a ser questionada e surge aextrema importância da preparação do aluno para esse novo mundo
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA/pagina1.html
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