
Faça o download SuperLogo
LOGO é uma linguagem de programação que foi projetada para ser um instrumento de aprendizagem é interativa e interpretada.
Um comando LOGO pode ser executado isoladamente sem necessidade de fazer parte de um programa completo. Á medida que as linhas de comando são escritas, o ambiente LOGO as "Interpreta"(traduz) para o computador e ordena a sua execução.
Em suas primeiras versões, o LOGO podia controlar os movimentos de um pequeno robô, chamado de "tartaruga" devido à sua forma, que acabou se tornando a marca registrada da linguagem. Com o desenvolvimento de terminais gráficos de baixo custo, a tartaruga mudou-se de forma mais rápida e precisa.
A versão que trabalhamos no laboratório de informática é o Superlogo adaptado para o português pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação à distância(Nied) da Unicamp.
E será com esse software que iremos trabalhar no 3º trimestre as atividades de robótica.
Os primeiros exercícios tinham como objetivo explorar os comandos básicos para a manipulação da tartaruga, como mudar sua posição, direção e comandos para desenhar e apagar. Os comandos propostos para a realização desses exercícios foram:
pf nº / parafrente nº - desloca a tartaruga para frente.
pt nº / paratrás nº - desloca a tartaruga para trás.
pd nº / paradireita nº - vira a tartaruga para a direita.
pe nº / paraesquerda nº - vira a tartaruga para a esquerda.
ul / uselápis - coloca o lápis sob a tartaruga permitindo que ela trace linhas por onde andar.
ub / useborracha - coloca a borracha sob a tartaruga, permitindo que ela apague linhas por onde passar.
un / usenada - retira o lápis ou a borracha da tartaruga, permitindo que ela se desloque na tela sem deixar linhas.
dt / desapareçatat - torna a tartaruga invisível.
at / apareçatat - torna a tartaruga visível.
tat / tartaruga - apaga a tela: desenho e texto, e recoloca a tartaruga na posição inicial.
ad / apaguedesenho - apaga o desenho feito na tela.
pc / paracentro - desloca a tartaruga para a posição inicial (centro da tela).
Utilizando cores
Para pintar as figuras, utilizamos o comando mudecp e pinte: mas a tartaruga tem que estar posicionada dentro da imagem. Cada cor tem o seu número. Veja algumas abaixo:
Número/ Cor
0- preto
1- roxo
2- verde
4- amarelo
7- branco
9- azul claro
13- rosa
14- amarelo
obs.: Está faltando alguns números, tente descobrir suas respectivas cores..
Exercícios – Fase 1
1.1 - aprenda arvore
pf 30 pe 90 pf 15 pd 120
pf 50 pd 120 pf 50 pd 120
pf 15 pe 90 pf 30 pd 90 pf 20
pd 90
fim
1.2 - aprenda boneco
repita 4 [ pf 50 pd 90]
un pd 90 pf 25 pd 90
ul pf 70 pd 30 pf 70
pd 60 pf 5
un pt 5 pd 120 pf 70 pd 120
ul pf 70 pe 60 pf 5
un pt 5 pd 60 pt 70
pd 30 pt 40
ul pe 90 pf 40
un pt 40 ul pt 40 pe 90
fim
1.3 - aprenda escada
pd 90 pf 100 pe 90 pf 20
pe 90 pf 50 pd 90 pf 20
pe 90 pf 50 pd 90 pf 20
pe 90 pf 50 pe 90 pf 20
pd 90 pf 50 pe 90 pf 20
pd 90 pf 50 pe 90 pf 20
pe 90 pf 150 pe 90
fim
1.4 - aprenda castelinho
pd 30 pf 60 pd 120 pf 60 pd 120 pf 60
pd 90 pd 90 pf 60 pd 90 pf 100 pd 90
pf 60 pd 90 pf 100 pt 100 pe 90 un pf 15 ul pd 90 pf 15 pd 90 pf 15 pd 90 pf 15
pd 90 pf 15 un pt 75 ul pd 90 pf 15 pd 90 pf 15 pd 90 pf 15pd 90 pf 15 pf 60 pd 90 pf 100 fim
Com esses e outros exercícios, obtivemos uma noção da medida dos parâmetros (medida dos passos da tartaruga), familiarizamos com os comandos básicos para deslocamento, direção e sentido da tartaruga, e como devem ser passados esses comandos, ou seja, a necessidade de deixar um espaço entre um comando e seu respectivo parâmetro. Nesses exercícios podemos explorar também nosso conhecimento na geometria para desenhar as figuras planas.
Os exercícios seguintes propunham conhecer o comando repita, que é utilizado para repetir uma lista de instruções um determinado número de vezes. A forma genérica deste comando é: repita < n° < lista de instruções
Exercícios – Fase 2
2.1 - aprenda circulo
repita 360 [ pf 1 pd 1]
fim
2.2 - aprenda estrela
repita 12 [pf 50 pd 30 pt 50 ]
fim
2.3 - aprenda octógono
repita 8 [pf 50 pd 45]
fim
2.4 - aprenda losango
repita 4 [pd 60 pf 100 pd 60 pf 100
pd 60]
fim
Após o desenvolvimento das atividades acima, constatamos que o comando repita diminui as linhas de execução, tornando os programas mais curtos e mais fáceis de descrever. Também explora nosso conhecimento na construção de figuras geométricas, no calculo da medida das arestas e ângulos, para que a figura seja desenhada corretamente.
A linguagem Logo tem estrutura completa de listas, isto é, a linguagem pode operar com listas, cujos membros podem se listas também, listas de listas, e assim por diante. Essas listas são chamados de procedimentos e subprocedimentos. Você pode ensinar a tartaruga a partir de procedimentos já ensinados. Os exercícios a seguir foram construídos de procedimentos e subprocedimentos:
Exercícios – Fase 3
3.1 - aprenda patinho
circulogra un pf 70 pd 90 pf 38 pe 90 pt 5 ul circulomed un pe 90 pf 50
pd 90 pf 5 ul circulopeq un pe 90 pf 8 pd 90 pt 10 ul triangulopeq
un pt 60 pd 90 pf 50 ul pf 30 un pf 25 pe 90 pt 10 ul triangulogra
un pt 50 pe 90 pf 10 ul pf 20 un pf 20 ul pf 20 un pt 20
ul repita 2 [pd 120 pf 20]
un pd 120 pf 55 pd 90 pf 60
fim
3.2 - aprenda barquinho
triangulo
pt 50
trapezio
fim
3.3 - aprenda cachorro
quadradogra pf 50 quadradomed pf 30
quadradopeq un pe 90 pf 20 pe 90
pf 15 pe 180 ul quadradopp un pt 15 pe 90 pf 10 pd 90 ul quadradopeq un pd 90 pf 90 pe 90 ul quadradopeq un pt 60 pe 90 pf 10 pd 90 ul quadradopeq un pe 90 pf 40 pd 90 ul quadradopeq un pe 90 pf 10 pd 90
pf 10 fim
3.4 - aprenda prédio
quadrado pd 90 pf 20 pe 90
retangulogra un pf 40 pe 90 pf 5
pd 90 ul retangulomed
un pf 25 ul retangulomed
un pd 90 pf 45 pe 90
ul retangulomed un pt 25
ul retangulomed
fim
3.5- Fusca
aprenda fusca :tamanho
pd 90
arco 152 :tamanho
un pf :tamanho
pe 90 pd 90
ul
arco 182 :tamanho/2
un pd 90 ul
arco 360 :tamanho/5
mudeel [5 5] arco 360 :tamanho/10 mudeel [0 0]
un pd 90 pf :tamanho*1.5
ul arco 360 :tamanho/5
mudeel [5 5] arco 360 :tamanho/10 mudeel [0 0]
un pf :tamanho*0.5
pe 180
ul pf :tamanho*0.3 un pf :tamanho*0.2
ul arco 182 :tamanho/2
un pf :tamanho*0.2
ul pf :tamanho*1.1
un pf :tamanho*0.4
ul pf :tamanho*0.3
fim
3.5- Fusca
aprenda fusca :tamanho
pd 90
arco 152 :tamanho
un pf :tamanho
pe 90 pd 90
ul
arco 182 :tamanho/2
un pd 90 ul
arco 360 :tamanho/5
mudeel [5 5] arco 360 :tamanho/10 mudeel [0 0]
un pd 90 pf :tamanho*1.5
ul arco 360 :tamanho/5
mudeel [5 5] arco 360 :tamanho/10 mudeel [0 0]
un pf :tamanho*0.5
pe 180
ul pf :tamanho*0.3 un pf :tamanho*0.2
ul arco 182 :tamanho/2
un pf :tamanho*0.2
ul pf :tamanho*1.1
un pf :tamanho*0.4
ul pf :tamanho*0.3
fim
Obs: os subprocedimentos são as palavras entres os já conhecidos comandos da linguagem logo, que devem ser “ensinados” antes de serem usados como subprocedimento.
Exercícios de procedimentos e subprocedimentos ajudam a entender o significado da expressão “ensinar a tartaruga”, pois primeiro ensina-se o que é um quadradro para a “tartaruga”, assim ao construir o cachorro, não precisa fazer todos os passos para construção de um quadrado, somente posicionar o cursor corretamente e digitar “quadrado”, e a tartaruga assim o faz.
A tartaruga também pode ser deslocada segundo o sistema cartesiano, onde o centro da tela, onde a tartaruga é posicionada inicialmente é dada por [0 0]. Os comandos que desloca a tartaruga segundo este sistema são :
mudepos [n°x n°y] n°x - determina a posição no eixo x e n° y determina a posição no eixo y. Além disso, a tartaruga pode ser deslocada apenas em um dos eixos:
mudex n° - n° determina a posição no eixo x.
mudey n° - n° determina a posição no eixo y.
mudedç ângulo – ângulo é relativo ao grau de deslocamento, a partir de 0. A direção do estado inicial da tartaruga é o 0.
Nos exercícios seguintes, descobrimos que podemos fazer um procedimento com parâmetros diferentes, pois agora o parâmetro funciona como uma variável. O parâmetro precisa de um nome qualquer que o identifique. Este nome deve ser precedido pelo sinal : (dois pontos). o parâmetro necessariamente deve aparecer na linha do título do procedimento ( depois do nome do procedimento para avisar o interpretador Logo que este procedimento vai utilizar um parâmetro.
Exemplo: aprenda quadrado :lado
repita 4 [ pf :lado pd 90]
fim
Para ver o resultado digite o nome do procedimento, espaço e o valor do parâmetro.
Exemplo: quadrado 50
Usando o deslocamento da tartaruga como um sistema cartesiano e variáveis como parâmetros, desenvolvemos os seguintes exercícios:
Exercícios – Fase 4
4.1 - aprenda retângulo :base :altura
repita 2 [ pf :base pd 90 pf :altura pd 90]
fim
aprenda retangulos
retangulo 10
retangulo 20
retangulo 30
retangulo 40
retangulo 50
retangulo 60
fim
4.2 aprenda circulo :raio :comprimento
repita 360 [ pf :raio pd :comprimento]
fim
aprenda circulos
circulo 1 6
circulo 2 6
circulo 3 6
circulo 4 6
circulo 5 6
circulo 6 6
fim
4.3 - aprenda castelo :lado
repita 4 [ pd 90 pf :lado ]
fim
aprenda triangulo :lado
pd 30 repita 3 [ pf :lado pd 120] pe 30
fim
aprenda castelinho :tamanho
quadrado :tamanho
triangulo :tamanho
fim
aprenda castelos
castelinho 30 un mudepos [ 60 30]
ul castelinho 60 un mudepos [ 150 60]
ul castelinho 90
4.4 - aprenda quadrado :lado
repita 4 [ pd 90 pf :lado]
fim
aprenda caixas
quadrado 50
mudey 40
quadrado 40
mudey 70
quadrado 30
mudey 90
quadrado 20
fim
Tia que legal .... tia é o Arthur bjjss
ResponderExcluirhttp://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADn31CfmE7fspTL3bnzsankJMpk1DMtREAaw7CZ2JgsJtir-ir8wlaGmqJYw16evI99uToBqrQem2CT6DkvzFEUAm1T1UGJs8QFCRVcBwM82okOCDzI2eu-L.jpg
ResponderExcluirNão conseguii baixa ! :@
ResponderExcluirAmanda akii