Pular para o conteúdo principal

Robótica

Quando ouvimos a palavra robô imaginamos logo um homem de lata, mas na verdade existem vários conceitos e definições para a palavra robô, na diversidade de configurações, funções e aplicações desses dispositivos automatizados, é capaz de manipular objetos e executar operações de acordo com um programa.


Atualmente os avanços tecnológicos em áreas como eletrônica, mecânica e informática tem possibilitado construção de robôs que um tempo atrás não passavam de ficção cientifica.Assim, pela união entre hardware e software podemos construir e estudar robôs controlados pelo computador, o que chamamdos de Robótica.


É através de máquinas e dispositivos automatizados que os robôs executam tarefas sem a interação direta do ser humano.
O ser huamno é o responsável pela programação e ação dos robôs e pela sua construção.


De que é feito o robô?


Um robô é feito de estrutura mecânica, com alguns componentes eletrônicos como: sensores, motore e um processador central, um circuito integrado com capacitores, resistores, potenciômetros, transistores, indutores e interface e o computador que se comunica com o robô através do software.


Sensores


Os sensores são a conexão do robô com o mundo real.


Sensor de luminosidade


O sensore de luminosidade informa a intensidade de luz por meio de um dispositivo eletronico chamado foto diodo que altera suas caracteristicas eletricas em função do nivel de luz do ambiente.


Sensor de Temperatura


Com o sensor de temperatura é possivel receber informaçõe a respeito da temperatura do ambiente ou da temperatura de objetos colocados em contato com a extremidade do sensor.


Sensor de toque


Também chamado de sensor de contato, funciona quando o robô encosta em algo que toca o sensor e assim informa ao processador a presença de um obstáculo ou objeto.


Motores


Os motores que utilizamos no kit pertencem a uma classe denominada servomotores. Esse tipo de motor é muito utilizado em robótica, pois tem um toque(força) elevado e permite que os movimentos sejam realizados com suavilidade e precisão.
Os servomotores são conectados à inteface POP1 por meio de um cabo contendo um conector


Uma das atividades da construção do robô é eleborar a estrutura mecanica e fixa-la aos servomotores. A estrutura mecânica ou corpo do robô  vai depender do o bjetivo e criatividade do seu construtor.


No kit que usaremos, existem dois tipos de servomotores, mesmo que a aparência fisica deles sejam iguais cada um vai está identificado como Posição e Rotação.


Servomotor de Rotação


O servomotor de ratotação é muito paraceido com os motores que conhecemos. Quando enviarmos um comando, o seu eixo começa a girar  e só irá aparar quando enviarmos um comando que faça ele parar.
Também é possivel mudar o sentido de rotação. Para isso terá que executar uma sequência de comandos:
  • Girar no sentido horário
  • Parar
  • Girar no sentido anti-horário
  • Parar
Servomotor de Posição

Não realiza movimentos de rotação completa e sim um meio circulo. Para fazer o controle dele, devemos indicar uma posição que pode variar de 1 a 255. Sendo que 1 corresponde à posição mais à direita e 255 a posição masi à esquerda. Quando o servomotor ja estiver ligado na interface e no computador, automaticamente o servo vai para a posição 125. Para executar os movimentos , é enviada uma sequencia de comandos:
  • Girar para posição 10
  • Girar para posição 95
  • Girar para posição 164
  • Girar para posição 201
  • Girar para posição 125 (posição inicial)


ROBOSAPIENS - O atual estágio da Robótica

Propus aos alunos do 6º, 7º e 8º ano,  o desenvolvimento de um protótipo robótico, para que fosse trabalhado a comunicação da porta COM (serial), a comunicação entre este e os dispositivos a ele conectados. Nesse processo obtiveram um pouco de conhecimento de programação.A linguagem utilizada foi  Superlogo, devido à sua simplicidade e fácil entendimento.

Cancela de Estacionamento









 Máquina Impressora

Cancela de Pedágio


                                                         LED acende no ambiente escuro
LED apaga no ambiente claro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SuperLogo

Faça o download SuperLogo LOGO   é uma linguagem de programação que foi projetada para ser um instrumento de aprendizagem é interativa e interpretada. Um comando LOGO pode ser executado isoladamente sem necessidade de fazer parte de um programa completo. Á medida que as linhas de comando são escritas, o ambiente LOGO as "Interpreta"(traduz) para o computador e ordena a sua execução. Em suas primeiras versões, o LOGO podia controlar os movimentos  de um pequeno robô, chamado de "tartaruga" devido à sua forma, que acabou se tornando a marca registrada da linguagem. Com o desenvolvimento de terminais gráficos de baixo custo, a tartaruga mudou-se de forma mais rápida e precisa. A versão que trabalhamos no laboratório de informática é o Superlogo adaptado para o português pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação à distância(Nied) da Unicamp. E será com esse software que iremos trabalhar no 3º trimestre as atividades de robótica. Os primeiros exercícios tinh...

Porque quando fotografamos ou filmamos o monitor, aparece uma faixa correndo na tela

Alguns alunos me perguntaram um dia destes porque quando nós tiramos uma foto do monitor fica uma faixa correndo na tela. Aqui esta a explicação. Apesar de não conseguirmos ver a olho nu, a imagem do monitor é formada linha a linha, a uma velocidade grande, que os nossos olhos não conseguem perceber. A câmera fotografica funciona da mesma maneira. Ela decompõe as imagens em pontos que são transmitidas linha a linha. Quando você esta filmando, a câmera consegue ver esse esquema e memoriza a imagem com a faixa no meio, e quando a memoriza, o faz dessa forma. Se você tentar tirar uma foto do monitor, você terá exatamente o mesmo efeito: você vai ver uma faixa no meio da sua tela. Esse problema não é observado por nós pois cada imagem que chega a nossa retina, persiste lá por algum tempo.

Programa para digitação

Um jogo educacional altamente recomendado para todas as idades. clique na imagem para fazer download gratuito Após fazer download clicar 2x em cima do arquivo mario-teaches-typing.zip que  irá abrir uma janela igual a figura abaixo, depois você irá procurar o arquivo com o nome mario.exe e clicar duas vezes para executar. Pronto!!! o programa irá abrir.. clique na imagem para ampliar Agora vamos conhecer o programa Mário nele iremos aprender a usar de forma correta o teclado . Segue abaixo algumas dicas para se fazer uma boa digitação: 1- É preciso colocar as mãos na posição correta. 2- É necessário usar as duas mãos.No começo pode parecer dificil, mas depois fica super fácil 3- A posição para digitar também é muito importante.É preciso ficar com a coluna reta na cadeira e as pernas devem ficar apoiadas em um suporte. Mario ensina escrever é um ótimo programa para a formação de crianças, e para quem quer melhorar suas habilidades de digitação, com ele...